sábado, 9 de fevereiro de 2008

Natureza Humana, esses humanos....

Natureza humana
(João Martins / Alexandre Chacrinha)

NÃO É CRISTÃO VINGAR, MAS SE SABE É DA NATUREZA HUMANA
PERDOAR É TÃO DIFICIL
PRA QUEM NÃO FAZ MAIS QUESTÃO DE SER FELIZ
PRA QUEM FAZ DO ORGULHO UMA DIRETRIZ
PRA QUEM IGNORA SEUS ERROS E DE SUAS VERDADES FAZ LEI
NÃO ME ESPANTA A MALDADE
COM TANTO ÓDIO NÃO SEI LIDAR

SE QUER BRIGAR,
MEU CORPO ENTÃO SE FECHA.
A SOLIDÃO MANIFESTA FRIEZA NO LUGAR DE AMOR
E BATO A PORTA
UM CHORO NÃO IMPORTA
E O SEU ARGUMENTO SE MOSTRA
TÃO FRÁGIL

SE ENTREGA, PRECISA SABER QUE ME AMA
RECONHECE QUE EXISTE UMA CHAMA
ALIMENTO PRO NOSSO QUERER
NÃO CHORA, QUER SABER? PRECISAMOS DE PAZ!
É TÃO CEDO PR'UM "TARDE DEMAIS"
O AMOR CONSEGUIU NOS VENCER

...


Eu, Juliana e Chacrinha no Pagode do Coelho (IRAJÁ)...







Relacionamentos são complicados.
E o maior erro das relações em geral, seja homem/mulher, pais/filhos ou qualquer outra é querer sempre mudar a outra pessoa; cada um tem um ritmo, cada um tem seus limites, cada um é cada um.
Nessa música não houve nada, ou nenhuma inspiração a envolvendo, mas uma grande amiga, a Fabiana Fregonesi (Irmã do Leandro Fregonesi) uma vez me alertou em um ponto que eu não tinha atentado em relação á letra, quando cantei pra ela no Santa Cecília (nem sei se ela lembra disso).
Em resumo ela quis dizer que eu tinha feito essa música pra mim mesmo.
Disse que EU que ignorava meus erros, que EU fazia do orgulho uma diretriz, que fazia das minhas verdades lei e que no final das contas os argumentos frágeis eram os meus em relação á um relacionamento que eu tinha na época. Muito contrário á uma maneira severa ou recriminatória como possa parecer a análise, foi realmente construtivo e bacana. Aquilo me encucou...
Mas com o tempo eu percebi que são fases e pontos de vista. Que no fundo ninguém é 100% vilão, nem 100% mocinho, nem 100% certo ou errado. As situações fazem as posturas e as posturas ao longo da vida justificam um caráter. Nunca é tarde pra mudar... Nunca é tarde pra aprender... e nunca vai ser tarde pra errar. Boa síntese, hein Fregonalda!?
...

Até o "TÃO FRAGIL" eu fui sozinho. Entreguei, não me lembro bem aonde e quando para o Chacrinha e fez-se ai nossa primeira parceria.
Pouco tempo depois nos encontramos no lendário Pagode da Tia Ciça, ainda na rua, e ele tinha ja a melodia pro refrão.
Aconteceu uma coisa engraçada nesse dia, pois quando estavamos terminado a letra do refrão, tinha um camarada, amigo da rapaziada que ficava atrás da gente... Deixou até a mulher sozinha e a cerveja esquentando doido pra pular no miolo da canção. Após severos muitos minutos e milhares de tentativas de "dechavar", a mala-sem-alça desistiu por ele mesmo, PEDE PRA SAIR! PEDE PRA SAIR! Sem citações, porque pega mal né?
Terminamos a canção sobre a bênção da, na minha modesta opnião, melhor roda de samba que eu ja frequentei, e que mais tarde, tive (e tenho) o prazer de fazer parte. Mais histórias da Tia Ciça nos próximos capítulos.


O grupo Samba com Atitude gravou essa música, não sei a quantas anda o disco todo mas foi uma grande honra! Um abraço e um muito obrigado ao Roberto Chamma e companhia, muito sucesso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu João Martins, pela música. O disco está em fase de acabamento e logo, logo será industrializado, e aí sim João, iremos fazer um grande buxixo. É só aguardar!!
Muito sucesso pra você e estamos juntos pro que der e vier, é só me ligar ou não, quando precisar, pelo menos pra matar a saudade!
Um grande abraço do amigo ROBERTO CHAMA.