segunda-feira, 17 de março de 2008

Bênções à devoção... Lírios d'Oxum ! ! !

LÍRIOS D’OXUM
(João Martins/Inácio Rios)

Lírios d'Oxum
Cheiro de mata
Luz das estrelas
Brisa de praia

Cravos d'Ogum
Lua de prata
Mangue, pedreira, rio em cascata
É queda d'Água

Que parte em calmaria pro fundo do mar
Pra repousar...

Palmas e rosas de Iemanjá, Iemanjá

Lagrimas de Nanã pra molhar o bambuzal
Os ventos D'Oyá são frescor pro quintal
O florir do dendezeiro abençõa a Nação
Frutos ervas e flores benções à devoção
Raízes
Fazem bem




...

Essa música é uma referência aos próximos capítulos da minha vida que estão por vir.

Vida essa, como a de todos, é feita de escolhas, renúncias, enfim, atitudes. Muitas vezes instintivas, instantâneas e revolucionárias outras friamente arquitetadas, pensadas e repensadas (essas não menos revolucionárias!)

Falo de fé.

E muito mais do que a fé, são as confirmações e provações que ao longo da nossa trajetória vêm nos encher de auto-estima e gratidão, sentimentos que pra muitas pessoas são dificílimos de harmonizar, rumando assim o caráter pra soberba ou subserviência. Perigoso...

Não é papo de carola alienado, muito menos de fundamentalista, mas como é bom ter o nosso coração cheio de graça. Citando Candeia (esse em outro contexto, mas): "Torne toda manhã dia de graça" e é por ai mesmo. Tudo o que vem pra nos tornar pessoas cada vez melhores, seres evoluídos é benéfico e cá pra nós; deixa que Eles nos cuidam. Axé pra gente.

A idéia inicial pra essa música veio da Luise. Ela me mostrando no MSN sua tatuagem; um lindo desenho de lírios. Lírios são flores da Oxum e veio daí o interesse pelas flores e elementos naturais relacionados a cada Orixá. Isso é claro na correspondência e adaptação que o candomblé sofreu por onde se difundiu, me desculpem os botânicos e religiosos mais estudados, mas inicialmente não sei se há lírios na África.

Aliás.
Não há!
Santo Google!

LÍRIOS:
Características
A sua forma alongada e elegante é composta por seis pétalas que se reúnem em forma de hexágono, simbolizando, também, os níveis superiores da inteligência.
O lírio é originário da Europa, Ásia e América do Norte. Algumas espécies são nativas dos trópicos, de regiões com altitude elevada. Porém, todas as espécies existentes hoje são originárias de vários cruzamentos entre si, dando origem a inúmeras variedades e cores: são os chamados lírios híbridos.
Os lírios pertencem à família das Liliáceas e os principais grupos são:
Lírios Orientais - caracterizados pelos que apresentam mais perfume e flores grandes;
Lírios Asiáticos - com flores menores, quase sem perfume, mas com cores fortes e bem variadas;
Lírio longuiflorum - de flor grande, na cor branca e creme....

FONTE: http://agnazare.ccems.pt/0_Area_Projecto/Anos_Turmas/8D/Lirios.htm

Enfim...
Seguimos em frente com lírios, cheiros, graças e boas energias pra começarmos a semana de bem com a vida e com muita paz no orí.
Axé

7 comentários:

Unknown disse...

De uma sensibilidade única e transparente...singelo , lírio!
Mais ao mesmo tempo forte e simples,suaaaaaaaaaaaave! Com suas cores diversificadas, ele é! grande é!

Lírio...Respire paz, sinta paz seja paz.
Inicio de semana abençoado!

Unknown disse...

Rei do banjo...sempre passo por aqui, pra poder aprender alguma coisa, ou até mesmo pra pegar alguma lição de vida, pq essa vida é casca grossa, e a música é nosso refúgio...

beto dotô disse...

ô bróder! tava lendo o seu blog ao mesmo tempo! pô cara, tu es poeta de primeira. valeu o comentário no meu blog! vaos marcar aquela entrevista pra você aparecer la também!
abraços

Anônimo disse...

Brother,

mnaeiríssimo o post, mas minha veia de maluco se amarrou mto nessa descrição do Lírio em fonte amarela. Mais tarde leio a porra toda!

Abraço de Coelho,
L.

Anônimo disse...

querido, que nossa linda mamãe Oxum sempre nos possa acolher nos braços! beijos!

Enaj disse...

Olá, estava à procurar de alguma imagem p/ tatuar qdo vi o seu comentário sobre a tatoo da Luise. Então, corri p/ o orkut dela mas, para minha frustração não tinha nenhuma foto onde eu pudesse ver a tatoo. Deixei um recado p/ ela pedindo p/ ver a tatoo. Mas, deixo aqui uma sugestão: já que a tatoo da Luise faz parte da história da sua música, porque não por uma foto da tatoo? Pense nisso e converse com ela! A propósito, a música é linda!

Gaby disse...

Amei a dedicatória, inclusive tô querendo uma tatoo de lírios...
Virei fã do teu blog já!

bjs